Décio Luiz Gazzoni
O tamanho do agronegócio
global, somados todos os elos da cadeia - o antes, o dentro e o pós
porteira das fazendas - representa um PIB superior ao dos Estados Unidos
(US$ 14 trilhões). No Brasil o montante dessas cadeias produtivas
significa mais de US$ 500 bilhões. Se o agronegócio brasileiro fosse um
país estaria em vigésimo lugar no mundo, ao lado da Suíça, Suécia,
Bélgica, e seria 50% maior do que o PIB da Argentina.
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A previsão de crescimento
do PIB mundial para 2011 é de de 4% - o Brasil deve crescer apenas 3%,
porém puxado pelo agronegócio. Com a demanda dos países emergentes,
alavancados por forte inserção social na África e Ásia, os organismos
internacionais calculam que será necessário aumentar em 20% a oferta de
alimentos no planeta, nos próximos 10 anos. Grande esperança para
alimentar o mundo, o Brasil precisaria aumentar em 40% a sua oferta dos
produtos do agronegócio.
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Conseguiremos crescer 40% em 10 anos? Onde estarão nossos gargalos? Área, clima, mão de obra, gestão privada e tecnologia são nossos grandes propulsores. Porém o Governo é o grande entrave, o maior responsável pelo custo Brasil. Precisamos resolver os grandes problemas que impedem a expressão do real potencial do agronegócio: tributação de país biliardário para serviços de quarto mundo; infra-estrutura deficitária e precária; real supervalorizado em relação ao dólar e às principais moedas de clientes e concorrentes; baixo volume de crédito e os juros mais altos do mundo; legislação anacrônica, que impede a agregação de valor nos produtos exportados; estrutura de Defesa Agropecuária insuficiente para atender a crescente demanda. |
A iniciativa privada tem respondido à altura, com gestão de qualidade e investimentos adequados, tornando o Brasil um competidor quase imbatível, em um mercado livre de subsídios. Nos últimos anos o agronegócio é o responsável isolado pelo saldo da balança comercial e pela maior parcela da taxa de crescimento do país. Se o Governo também fizer a sua parte ao longo da década, o agronegócio brasileiro pode ser uma locomotiva ainda mais potente para alavancar o desenvolvimento brasileiro, ao longo desta e das próximas décadas. |
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